Revisão de aposentadoria: guia completo para solicitar

revisão de aposentadoria

Compartilhar

Índice

A revisão de aposentadoria é um assunto de alto interesse para aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para que você tenha uma noção, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que todos os salários de contribuição da vida de trabalho do beneficiado podem ser considerados no cálculo da aposentadoria.

Anteriormente, levava-se em conta apenas os vencimentos posteriores a julho de 1994, data do início do Plano Real. Essa alteração possui o potencial de elevar o valor da aposentadoria, mas requer uma análise minuciosa das condições, bem como cálculos precisos antes de solicitar a revisão.

Assim, é preciso que você entenda as regras atuais acerca da revisão de aposentadoria, sua definição, quem detém o direito, o melhor momento para solicitação, processo de pedido, entre outros pontos relevantes. Preparado?

O que é a revisão de aposentadoria e quem tem direito a ela?

A revisão de aposentadoria é um processo legal que permite a reavaliação do valor recebido de benefício pela Previdência Social. A solicitação para tal revisão deve ser feita diante de situações onde o aposentado ou pensionista acredita que o cálculo de sua aposentadoria não foi feito de maneira correta. O objetivo é assegurar que o beneficiário receba o valor justo do seu benefício, tendo como base todas as contribuições que fez ao longo de sua vida laboral.

Abaixo da expectativa, a revisão de aposentadoria serve para corrigir possíveis erros no cálculo da renda mensal.

O direito à revisão de aposentadoria é destinado para todos os aposentados e pensionistas que contribuíram para a Previdência e que suspeitam que o cálculo do seu benefício pode ter sido realizado de forma errada. Por exemplo, se um trabalhador acredita que alguns de seus salários de contribuição ao INSS não tenham sido incluídos no cálculo do seu benefício.

Aqueles que desconfiam de um erro podem buscar a ajuda de um advogado especialista no assunto para entrar com um pedido de revisão. Vale ressaltar que existe um prazo de 10 anos após a concessão do benefício para solicitar essa revisão.

Entendendo os critérios para solicitar a revisão de aposentadoria

Em relação aos critérios para solicitar a revisão de aposentadoria, é essencial ter em mente que a revisão só é aplicável sob determinadas circunstâncias. Primeiro, o aposentado deve identificar se houve algum erro no cálculo inicial de seu benefício que levou a um valor de aposentadoria inferior ao que ele teria direito.

Isso pode ser resultado de um equívoco na contagem da contribuição de trabalho ou na média salarial conforme as regras da previdência. Ainda, também é importante considerar o prazo para solicitar a revisão de aposentadoria. Segundo a lei, um beneficiário tem até dez anos a partir do primeiro pagamento para requer sua revisão.

Existem diferentes tipos de revisão, sendo a revisão do teto previdenciário e a revisão da vida toda, as mais comuns. Na revisão do teto, considera-se a limitação do valor de contribuição do segurado estipulada na época de sua aposentadoria. Já na revisão da vida toda, busca-se recalcular o valor da aposentadoria considerando todas as contribuições feitas pelo trabalhador.

A revisão de aposentadoria, apesar de parecer um processo complicado, pode ser um direito do aposentado para garantir que o valor de seu benefício está sendo calculado de forma justa e dentro do que foi contribuído ao longo de sua vida laboral. Portanto, busca-se justiça nas relações previdenciárias com a aplicação da revisão de aposentadoria.

STF aprova revisão de aposentadorias – Radloff

Passo-a-passo para solicitar a revisão de aposentadoria

Para solicitar a revisão de aposentadoria, o primeiro passo é identificar se houve algum erro no cálculo do benefício ou se novos documentos devem ser considerados para o cálculo, como por exemplo, tempo de contribuição não computado. Em seguida, o aposentado deve requisitar a revisão junto ao INSS, fornecendo todas as informações necessárias e apresentando os documentos comprobatórios necessários.

Esta solicitação pode ser feita pessoalmente ou por meio do portal de serviços online do INSS. Após o pedido, é necessária a aguardar a análise do pedido pelo INSS, que poderá demorar até 45 dias. Caso não esteja satisfeito com a decisão do INSS, o aposentado pode entrar com uma ação judicial para solicitar a revisão de aposentadoria.

Erros comuns na solicitação de revisão de aposentadoria e como evitá-los

Entretanto, durante o processo de solicitação de revisão de aposentadoria, é comum ocorrerem alguns erros que podem resultar em atraso ou mesmo na negação do pedido. Um dos equívocos mais frequentes é o envio de documentos incompletos ou incorretos, que pode ser evitado com uma conferência detalhada do material a ser enviado ao INSS.

A falta de comprovação de todas as contribuições realizadas também é um problema recorrente, assim como o não cumprimento dos prazos estabelecidos para a solicitação de revisão de aposentadoria.

Outra falha comum é a ausência do requerente em seus compromissos com o INSS, seja por falta de atenção às convocações ou por entender equivocadamente que basta apenas realizar o pedido para que a revisão ocorra. É essencial manter-se atento a todos os detalhes ao solicitar a revisão para garantir a correção do valor da aposentadoria conforme o direito do trabalhador.

Revise a sua aposentadoria e não perca nenhum direito!

O processo de solicitação de revisão de aposentadoria é uma questão de grande importância e que deve ser realizada com total atenção para evitar erros comuns que podem ocasionar complicados imprevistos, como atrasos ou a negação do pedido.

Importante ressaltar que a busca por seus direitos não deve ser negligenciada e, para garantir que o processo ocorra de maneira efetiva e correta, a contratação de um profissional especializado na área pode ser de grande valia. Esteja informado e previna-se contra possíveis contratempos na solicitação de revisão de aposentadoria.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato com o nosso time e comece a revisão da sua aposentadoria sem perder mais tempo.

Fique por dentro dos seus Direitos de Cidadão

Cadastre seu e-mail

Leia também