Beneficiária de plano de saúde obtém liminar de urgência para fornecimento de medicamento de alto custo

Icon caso judicial

ENTENDA O CASO:

Beneficiária do IPASGO solicitou o fornecimento do medicamento IBRANCE 125 mg, conforme prescrição de sua médica assistente, para o tratamento de uma neoplasia de mama. O medicamento, que é aprovado pela ANVISA, possui um custo extremamente alto (em torno de R$17.490,00) e a paciente não possui condições de arcar com os valores.

Entretanto, em novembro de 2021, a consumidora teve o seu pedido negado, sob a alegação de que “o medicamento em questão não faz parte do rol de cobertura de materiais e medicamentos do IPASGO”.

Ocorre que o retorno dado pela entidade é configurado como negativa indevida, uma vez que procedimentos médicos indicados pelo profissional assistente ao seu paciente, devem ser autorizados pelos planos de saúde.

Icon decisão do processo

A DECISÃO

Mediante a negativa, não restou outra opção à usuária do plano e a mesma acionou a via judicial para solicitar uma liminar de urgência, a fim de ter acesso ao medicamento de alto custo necessário para seu tratamento oncológico.

Na data de 17 de dezembro de 2021, a Justiça acolheu o pedido da paciente e determinou que o IPASGO garanta o tratamento prescrito pela médica assistente (fornecimento do medicamento IBRANCE 125mg), no prazo máximo de 10 dias.

Icon número do processo

NÚMERO DO PROCESSO:

5672408-58.2021.8.09.0011

Veja outros casos do Dr. Gutemberg Amorim